Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Programa > Estrutura Curricular
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular e Ementário

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 11h04 | Última atualização em Domingo, 09 de Outubro de 2022, 17h48 | Acessos: 3890

OBRIGATÓRIAS

  • Fundamentos e Práticas de Educação Inclusiva

Ementa: Estudo dos principais elementos históricos, filosóficos e legais da Educação Especialconsiderando as transformações do período da exclusão a perspectiva da inclusão social.Atendimento Educacional Especializado ao público alvo da educação especial (conceito eetiologia). Análise do processo de exclusão escolar. Organização curricular para o atendimentoda diversidade humana, com a valorização das diferenças. Práticas pedagógicas inclusivas,avaliação pedagógica e adequações curriculares.

  • Inovação e TDIC na educação

Ementa: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem.Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem.Abordagens de ensino usando TDIC. Mediação pedagógica e uso de tecnologia. Metodologiasativas de ensino usando TDIC.

  • Metodologia da Pesquisa Cientifica

Ementa: Do senso comum ao conhecimento científico. O raciocínio lógico e a relação da pesquisacientífica com a prática pedagógica na construção do conhecimento científico. Formulação adequada da questão a ser respondida e do problema a ser pesquisado. A ética na pesquisa. Elaboração do Pré-Projeto de Pesquisa. A natureza dos dados a serem coletados. As formas de acesso aos dados empíricos: observação, entrevista, questionário, diálogo, discussão em grupo,consulta aos documentos etc. O planejamento da coleta de dados e a construção doinstrumento de coleta de dados, formas de organização dos dados. Elaboração do Projeto de Pesquisa.

 ELETIVAS

  • Avaliação de pessoa com deficiência intelectual

 Ementa: Conhecer o estudante requer saber sua história de desenvolvimento e escolaridade assim comoseu desempenho acadêmico e comportamento adaptativo atual. A avaliação pedagógica comofoco para identificação e planejamento de ações pelo SAPE. Atividades práticas de avaliaçãoestão previstas ocorrendo no SAPE e na sala comum com PDI incluída.

  • Braille: código tátil de leitura e escrita

Ementa: Ensino de Braille: escrita e leitura. Equipamentos de escrita Braille (reglete, punsão e máquina Braille).

  • Contextualização e conceito da deficiência auditiva/surdez

Ementa: Percurso histórico do atendimento à PDA/PS caracterizado a partir do conceito de deficiênciaem diferentes épocas, culminando na legislação vigente e possibilidades futuras.Desenvolvimento do conceito de diversidade cultural. Visão sociológica e cultural.

  • Contextualização e conceito da deficiência física

Ementa: Percurso histórico-filosófico do atendimento à pessoa com deficiência física caracterizado apartir do conceito de deficiência em diferentes épocas, culminando nas legislações vigentes epossibilidades futuras.

  • Contextualização e conceito das altas habilidades/superdotação

Ementa: Breve histórico da Educação Especial dos alunos com altas habilidades/superdotação. BasesBreve histórico da Educação Especial dos alunos com altas habilidades/superdotação. Baseslegais com documentos internacionais, nacionais e da SEE/SP. Conceitos fundamentais emEducação Especial para alunos com altas habilidades/superdotação.

  • Contextualização e conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento

Ementa: Literatura a respeito da comunicação alternativa e/ou suplementar para promover a análise,discussão e realização das adaptações necessárias durante o processo de seleção eimplementação de recursos comunicativos, utilizados nos sujeitos com distúrbios severos dacomunicação.

  • Contextualização e conceito da deficiência intelectual

Ementa: O conceito de deficiência intelectual, atrelado aos avanços da medicina e da educação temO conceito de deficiência intelectual, atrelado aos avanços da medicina e da educação temdeterminado o atendimento educacional oferecido às pessoas com deficiência intelectualatravés dos tempos. A definição de deficiência intelectual de acordo com o AAID (AssociaçãoAmericana sobre Deficiências Intelectuais e Desenvolvimento): o desempenho intelectual e ocomportamento adaptativo

  • Deficiência e acesso ao ensino universitário

 

  • Deficiência visual: conhecimento necessário para a prática pedagógica

Ementa: Breve histórico da Educação Especial das PDV. Conceito de deficiência visual (cegueira e baixavisão/visão subnormal). Etiologia: Algumas causas para a deficiência visual. Definição dedeficiência visual mediante a estrutura social. Estudo do olho humano, sua anatomia, partesconstituintes, processo de formação da imagem, como ocorre a visão.

  • Desenvolvimento e aprendizagem da Libras (língua brasileira de sinais)

Ementa: O processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS em espaço escolar e não escolar.

  • Desenvolvimento humano, sexualidade e família

Ementa: Descrição das principais etapas do desenvolvimento humano com ênfase na idade escolar e nasexualidade. A relação família e escola e a discussão sobre a educação sexual em prol dodesenvolvimento do EPAEE.

  • Diversidade e cultura inclusiva

Ementa: Discussão de aspectos éticos e históricos reconhecendo as diferenças sociais que permeiam asrelações humanas numa perspectiva educacional voltada aos EPAEE.

  • Educação,  Trabalho e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência

Ementa: Análise da noção de Mundo do Trabalho e de Mercado de Trabalho e o papel desempenhado pela escola na formação do aluno com deficiência visando a terminalidade da educação nooferecimento de condições básicas para inserção na força de trabalho. Análise do processoeducacional e as respectivas legislações educacionais no que se refere à preparação para otrabalho, qualificação profissional e orientação para o trabalho. Especial ênfase aos aspectos daidade adulta, autonomia individual na maturidade e o processo de envelhecimento humano esuas implicações na área da deficiência.

  • Escolarização do estudante com altas habilidades/superdotação

Ementa: Alternativas de atendimento para o estudante com altas habilidades/superdotação a serrealizado na classe comum e fora dela. Criatividade na prática pedagógica.

  • Gestão democrática e projeto pedagógico

Ementa: Análise e reflexão sobre políticas de educação inclusiva vinculadas à gestão educacional.Análise e reflexão sobre a construção de projetos pedagógicos inclusivos em escolas públicas.O Projeto Pedagógico (PP) como elemento norteador das ações político pedagógicas na escola. Possibilidades de ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escolainclusiva. Análise e reflexão sobre o PP, com propostas de alterações qualitativas para a escolasob a forma de estágio supervisionado.

  • Ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior

Ementa: Análise e reflexão sobre as políticas públicas que garantem o ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior, bem como discutir as possibilidades de ações nas instituições deensino superior na perspectiva da educação inclusiva, focando na acessibilidade e nasoportunidades de adequação curricular no âmbito da formação no ensino superior

  • Legislação, ética e trabalho docente

Ementa:  Análise dos principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusãodo EPAEE, bem como discussão de aspectos éticos que permeiam as relações humanas e notrabalho entre os profissionais na escola e suas relações com esses estudantes.

  • Linguística aplicada: formação de professores e educação inclusiva

Ementa: Diálogos interdisciplinares e reflexivos sobre o status da Linguística Aplicada como área do saber relativa à natureza eminentemente prática desta disciplina que se ocupa de problemasdecorrentes de questões de linguagem em contextos do mundo real. A formação de professoresque se veem solicitados a utilizar novas metodologias frente aos desafios contemporâneospostos pela educação inclusiva. A ludicidade como possibilidade de capacitação instrumental doprofessor no ensino de conceitos a pessoas com problemas de aprendizagem/deficiências.

  • Plano de ensino individualizado e ensino colaborativo nas diferentes áreas da Educação Especial

Ementa: O planejamento individualizado requer a implementação de procedimentos de avaliação para oconhecimento do estudante e das suas potencialidades possibilitando a proposta de objetivos alongo e médio prazos visando o desenvolvimento de habilidades adequadas ao ciclo e à série. Oensino colaborativo envolvendo a parceria da equipe escolar com o professor especializado doSAPE assegurando a compreensão e participação de todas as partes em todas as fases doprocesso de formação possibilitarão a adequação curricular necessária e o desenvolvimento deestratégias que culminem no acesso do estudante ao conteúdo da série. Atividades práticas deavaliação, planejamento e parceria entre os profissionais do grupo escola e professorespecializado do SAPE estão previstas.

  • Políticas públicas: Educação Especial e Inclusiva

Ementa: Análise dos principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusãoAnálise dos principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusãodo EPAEE.

  • Sorobã

Ementa: Aspectos históricos. Procedimentos de cálculos. Utilização em sala de aula.

  • Tecnologia Assistiva: estratégias e recursos

Ementa: Os recursos pedagógicos acessíveis e sua função na inclusão escolar do EPAEE. A TecnologiaAssistiva e sua importância no acesso ao conhecimento para fundamentar uma práticapedagógica alicerçada nos propósitos e procedimentos de ensino da educação inclusiva, pormeio da utilização de recursos e estratégias de Tecnologia Assistiva, bem como de estratégiasde seu uso em sala de aula.

  • Tópicos especiais: comunicação alternativa nos TGD

Ementa: Literatura a respeito da comunicação alternativa e/ou suplementar para promover a análise,discussão e realização das adaptações necessárias durante o processo de seleção eimplementação de recursos comunicativos, utilizados nos sujeitos com distúrbios severos dacomunicação.

  • Tópicos específicos: acessibilidade e desenho universal
registrado em:
Fim do conteúdo da página