Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Docentes > Corpo docente
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h26 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2023, 06h03 | Acessos: 5809

Professora Doutora Ana Cledina Rodrigues Gomes - Professora permanente do quadro de docentes do PROFEI/Unifesspa

Acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2645874046639484 

Resumo currículo Lattes

Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília; Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado em Ensino e Processos Formativos, pela Faculdade de Engenharia e Zootecnia da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP no campus de Ilha Solteira-SP. Professora Adjunta vinculada à Faculdade de Ciências da Educação. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa. Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - NUMBUNTU/FACED/ICH. Coordenadora do Curso de Pedagogia pelo Parfor Unifesspa. Foi professora da Educação Básica da rede pública de ensino nos Estados do Pará e São Paulo; Técnica em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação (de 2006 a 2010) e na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2012 a 2014); Professora Colaboradora do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) no Programa de Mestrado em Ensino e Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) pela Unifesspa (2014 a 2018). É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade - GEPECI, credenciado pelo CNPq. Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: diversidade, cultura e educação; relações étnico-raciais e educação; educação escolar indígena; formação de professores e diversidade étnico-racial; políticas educacionais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7152-4237

Linhas de orientação PROFEI: Linha 1: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva  e Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva


Professor Doutor Diógenes Henrique de Siqueira Silva - Professor colaborador do quadro de docentes do PROFEI/Unifesspa

Acesso ao currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4854211861185268 

Resumo currículo Lattes:

Possui graduação em Ciêcias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Biologia Animal (Conceito CAPES 5) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP (2011), doutorado em Biologia Animal (Conceito CAPES 6) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP (2015) e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP-FZEA). Atualmente é professor Adjunto de Magistério Superior pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Na pesquisa: Tem experiência na área de Histologia e Embriologia, com ênfase em Biotecnologia associada à reprodução de peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: Transplante de células germinativas, gametogênese, embriologia, reprodução. Na extensão: Tem projetos na área de educação especial, com ênfase no desenvolvimento de modelos didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual.

Linha de orientação PROFEI: Linha 2: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva


 

Professora Doutora Lucélia Cardoso Cavalcante - Professora permanente do quadro de docentes do PROFEI/Unifesspa

Acesso ao currículo Lattes:    http://lattes.cnpq.br/9389580039097624 

Resumo currículo Lattes:

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus de Marabá (2003). Possui Formação específica na área de Alfabetização (aperfeiçoamento). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É mestra e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência na docência do Ensino Público Municipal e no ensino superior pela UFPA e Unifesspa. Atuou em vários projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPA de 2003 a 2013. Atuou como Técnica Pedagógica da UFPA e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Marabá de 2006 a 2016. Coordenou Programas de Extensão nas áreas: Formação de Professores em Arte - Educação, Economia Solidária e na área de Educação Especial. Coordenou de 2009 aos dias atuais projetos de pesquisa, de ensino e programas de extensão na área de Educação Especial. Exerceu o cargo de coordenadora de Extensão do Campus da UFPA/Marabá de fevereiro de 2007 a janeiro de 2010. Possui formação na área de Libras, Braille, áudiodescrição e educação de pessoas com TEA. Atualmente é professora Adjunta da área de Educação Especial da Unifesspa. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa, com orientações na área de inclusão, formação de professores e o ensino inclusivo em Ciências e Matemática. É professora do Programa de Mestrado Profissional de História em Rede/Unifesspa orientando pesquisas na área do ensino de História inclusivo. E professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI em Rede Nacional. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? Oneesp da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é líder de dois Grupos de Pesquisa: "Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva" e "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Assistivas e Acessibilidade" do CNPQ pela Unifesspa. Exerceu o cargo de coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão acadêmica - NAIA - UNIFESSPA de abril de 2014 a setembro de 2020. Atualmente exerce o cargo de Vice-Reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa a partir do dia 30 de setembro de 2020. Integra atualmente a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica, como especialista consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, Portaria Nº 985, de 25 de Novembro De 2019/INEP/MEC.

Linha de orientação PROFEI: Linha 2: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva e Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

 ______________________________________________________________________________________________________________________________________

Professora Doutora Sabrina Fernandes de Castro - Professora permanente do quadro de docentes do PROFEI/Unifesspa

Acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5892665490499253 

Resumo currículo Lattes

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora substituta do Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena - Diurno. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Líder do Grupo de estudos e pesquisa em EDUCAÇÃO ESPECIAL EDEFICIÊNCIA INTELECTUAL (GEPEEDI), formado em 2017, certificado pelo CNPQ. Endereço para acessar o espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9010637603307375. Possui graduação em Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, atendimento educacional especializado, deficiência intelectual e acessibilidade na educação profissional e tecnológica e no ensino superior. ORCID: 0000-0002-2204-6136

 Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Professor Dr. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza

Acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5341851203257482 

Resumo currículo Lattes: 

Graduado em Geografia Lic/Bac pela Universidade Federal do Pará (1997). Doutorado em Geografia Humana pela USP, Linha de Geografia, Educação e Ensino, com tema de tese “Territórios Etnoeducacionais e a Educação Escolar Indígena nas comunidades da Terra Indígena Mãe Maria (PA). Mestre em Educação pela UFPA, linha de currículo e formação de professores, com tema de dissertação “Currículo e a Formação de Professores de Geografia na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Atuou de 1998 a 2014 como professor da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC e escolas da Rede Privada; de 2005 a 2013 no Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Desenvolve pesquisa nos temas: Formação de Professores de Geografia, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Educação Escolar Indígena.

 

Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

_____________________________________________________________________________________________________________________

Profa. Dra. Ingrid Gomes Bassi

Acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4695160738719008

Resumo currículo Lattes:

Pós-doutora em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), desenvolveu a pesquisa: Propostas de emancipação cidadã; Experiências do agir local e social a partir das memórias autobiográficas de Gandhi, Luther King Jr. e Mandela, supervisionada pela pesquisadora Cicilia K. Peruzzo, 2017. Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins, 2022. Doutorou-se em Processos Comunicacionais, pela Umesp, com ênfase em Comunicação e Alteridade. Mestre pela mesma instituição superior. Especialista em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Jornalista pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará no curso de Jornalismo nos cursos de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva – Profei. Líder do Grupo de Pesquisa: Discursividade e Estudos das Comunicações Contemporâneas e Membra do Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Cidadania – COMUNI. É Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã - ABPCom. É coordenadora do GP 9 da Intercom, Comunicação, Alteridade e Diversidade (2022-2024). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6501-3721.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Linha de orientação PROFEI: Linha 1: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 


 Acesso ao currículo Lattes: 

Resumo currículo Lattes:

Contato:

Linha de orientação PROFEI: 


 

Acesso ao currículo Lattes:

Resumo currículo Lattes:

Contato:

Linha de orientação PROFEI: 


 

Acesso ao currículo Lattes:

Resumo currículo Lattes:

Contato:

Linha de orientação PROFEI: 


 

Acesso ao currículo Lattes:

Resumo currículo Lattes:

Contato:

Linha de orientação PROFEI: 


 

Acesso ao currículo Lattes:

Resumo currículo Lattes:

Contato:

Linha de orientação PROFEI: 


 

Acesso ao currículo Lattes:

Resumo currículo Lattes:

Contato:

Linha de orientação PROFEI: 


 

Acesso ao currículo Lattes:

Resumo currículo Lattes:

Contato:

Linha de orientação PROFEI: 


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página